Construção Automática de Redes Sociais Móveis no Ambiente Moodle (Automatic construction of mobile social networks on Moodle)

Os métodos de ensino tradicionais dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem (ou LMS do termo em inglês (Learning Management System) são rígidos por natureza e imp ō em limitações ao processo de ensino. Por terem um padrão fechado, essas ferramentas acabam prejudicando o aluno, pois o impedem d...

Descripción completa

Autores Principales: Serrão, Tássia, Crespo, Sérgio, Monteiro, Lucas, de Clunie, Gisela T.
Formato: Artículo
Idioma: Inglés
Inglés
Publicado: 2018
Materias:
Acceso en línea: http://ridda2.utp.ac.pa/handle/123456789/4453
http://ridda2.utp.ac.pa/handle/123456789/4453
Sumario: Os métodos de ensino tradicionais dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem (ou LMS do termo em inglês (Learning Management System) são rígidos por natureza e imp ō em limitações ao processo de ensino. Por terem um padrão fechado, essas ferramentas acabam prejudicando o aluno, pois o impedem de interagir com qualquer pessoa que compartilhe dos mesmos interesses que ele. Por exemplo, o aluno posta uma dúvida sobre um determi-nado assunto no forum e às vezes espera dias, semanas, sem obter retorno algum. Como resultado, os conceitos de comunidade, relação e interação entre os usuários são necessá-rios para superar essas limitações. Atualmente o Moodle não provê ferramentas que supor-tam a criação de uma rede social que possa ser articulada pelos participantes. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um software que possibilite a criação e articulação de redes sociais online no ambiente Moodle de forma automática. A partir disso, espera-se que cada aluno possa ter o seu próprio espaço com comunidades virtuais de prática especí- ficas para as suas necessidades e que eles consigam também a qualquer momento adicionar novas pessoas a essas comunidades, que estejam em qualquer lugar, ou seja, em qualquer Moodle, curso, grupo ou fórum. Assim, ampliando além da rede social, as possibilidades educacionais que a aprendizagem colaborativa oferece.