IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DO CRESCIMENTO DO BAIRRO BELVEDERE III – BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS/BRASIL

Este artigo é resultado de um estudo da ocupação do bairro Belvedere III, através de revisão bibliográfica e documentação fotográfica realizada no local. Instalado em uma área de extrema importância para a manutenção da recarga dos aqüíferos, especialmente da bacia hidrográfica do Córrego do Cercadi...

Full description

Main Authors: Wasner Vasconcelos, Fernanda Carla; Centro Universitário Uma/Belo Horizonte/MG/Brasil., Seidel Corrêa, Anderson; Centro Universitário Una, Belo Horizonte/MG/Brasil., Baeta Neves, André Luiz; Centro Universitário Una, Belo Horizonte/MG/Brasil., Drumond Silva Carvalho, Cacilda P.; Centro Universitário Una, Belo Horizonte/MG/Brasil., Monteiro Sales, Deize; Centro Universitário Una, Belo Horizonte/MG/Brasil., Prota, Lygia; Centro Universitário Una, Belo Horizonte/MG/Brasil.
Format: Artículo
Language: Español
Published: Universidad Nacional 2012
Subjects:
Online Access: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2287
Summary: Este artigo é resultado de um estudo da ocupação do bairro Belvedere III, através de revisão bibliográfica e documentação fotográfica realizada no local. Instalado em uma área de extrema importância para a manutenção da recarga dos aqüíferos, especialmente da bacia hidrográfica do Córrego do Cercadinho responsável por parte do abastecimento de água na cidade de Belo Horizonte. A análise buscou ressaltar as questões associadas ao trânsito, a contaminação do solo, o clima, bem como medidas que vêm sendo tomadas pelos próprios moradores que apresentam intervenções nas condições ambientais negativas em conseqüência da ocupação desordenada.Assim, no exemplo do Belvedere III mostra-se a relevância do gerenciamento do espaço geográfico pela bacia hidrográfica como unidade de gestão bem como a efetiva aplicação dos instrumentos legais de caráter preservacionista dos bens naturais e da qualidade de vida da população em prol da sustentabilidade.