OS “CABULAS” DE SALVADOR: CONFRONTANDO AS DELIMITAÇÕES DE 1992 E 2010

  O presente trabalho tem o intuito de investigar a importância da delimitação de bairros no contexto da cidade de Salvador - Bahia, em especial como esse processo afeta a região do Cabula, foco deste estudo. Para tanto recorreu-se ao método dedutivo, além de entrevistas com estudiosos da área. A pa...

Descripción completa

Autores Principales: de Brito Lima, Jamile; Universidade do Estado da Bahia (UNEB)., Soares Pena, João; Universidade do Estado da Bahia (UNEB)., Braga Fernandes, Rosali; Universidade de Barcelona (UB), professora da UNEB.
Formato: Artículo
Idioma: Español
Publicado: Universidad Nacional 2012
Materias:
Acceso en línea: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2245
Sumario:   O presente trabalho tem o intuito de investigar a importância da delimitação de bairros no contexto da cidade de Salvador - Bahia, em especial como esse processo afeta a região do Cabula, foco deste estudo. Para tanto recorreu-se ao método dedutivo, além de entrevistas com estudiosos da área. A partir de uma discussão teórica sobre temas como espaço, região e bairro e do breve histórico sobre as regionalizações propostas para Salvador é construído um arcabouço teórico fundamental para o entendimento da complexidade do tema tratado. Para melhor elucidar a questão da delimitação de bairros fazemos um comparativo entre as delimitações propostas para o bairro do Cabula em 1992 e 2010, seus critérios e pontos críticos. Por fim, algumas sugestões são colocadas como medidas mitigadoras dos problemas apontados neste trabalho.